Será que é o mapa da mina?

Os mapeamentos de perfil comportamental têm sido assunto constante por aqui, ressaltando que são ferramentas importantes para o autoconhecimento, não devem ser entendidos como rótulos e que são direcionadores para ações de autodesenvolvimento.

No recrutamento e seleção, como e por que esses recursos são importantes?
A metodologia mais usada é o DISC, mas há muitas outras que possuem o mesmo objetivo.
Normalmente, temos a expectativa de que as competências necessárias venham com o novo profissional, que se adeque à posição e que comece a trazer resultados o mais breve possível, não é mesmo?
Então, vamos falar em um contexto real.

Há um conceito chamado “engenharia de cargos” e o seu uso diz respeito a “encaixar” o melhor profissional à oportunidade em questão, não só sobre as suas responsabilidades, mas também engajamento com a equipe, com a cultura, enfim, múltiplas variáveis que possibilitarão maiores chances de sucesso nessa nova relação. Ao buscarmos um profissional, temos em mente esse conceito, porém também temos que ter a clareza de que o nosso check list, pode não ser totalmente atendido.

O que quero dizer com isso?

Nesse processo de identificação do talento, o “profissional ideal” pode não estar disponível e por isso olhar para os mapeamentos de perfil como uma ferramenta que se soma aos outros critérios traz inteligência para a tomada de decisão, ou seja, atentar para as potencialidades, aquilo que pode ser desenvolvido, a prontidão para o aprendizado, entre tantas outras coisas.

Um relatório de mapeamento de perfil comportamental não deve ser arquivado e sim usado como norteador para incorporação das habilidades que, em um primeiro momento, não estão evidentes, mas são passíveis de desenvolvimento. A ideia é chamar atenção que, em grande parte das vezes, não há a “conexão perfeita” entre o repertório de competências da pessoa e os desafios da posição, mas essa estratégia traz aproximações importantes e se soma aos outros elementos que estão à nossa disposição.

Não coloque um relatório de mapeamento de perfil comportamental em uma gaveta ou no seu drive, como mais um documento. Não vou dizer que é o mapa da mina, mas certamente o fará chegar em resultados preciosos.

Posts Relacionados

O Poder da Aprendizagem Coletiva

O processo de aprendizagem coletiva está relacionado ao sucesso nos movimentos de mudança. A condução desse processo busca colocar todos “na mesma página” para que o cenário seja visto de

Leia Mais »
plugins premium WordPress
Rolar para cima
×