Atuar em uma posição de liderança é um exercício e aprendizado contínuos. Fazer gestão de pessoas, de recursos, priorizar, organizar, tomar decisões, são ações que integram o dia de qualquer líder.
Há certos momentos que precisamos “virar a chave” para colocarmos nossa energia e atenção nos lugares corretos e na medida certa. Além disso, faz parte do processo de desenvolvimento assumir novas posições, desafios e contextos com maior complexidade.
A agenda muda para darmos espaço às novas responsabilidades e para assumi-las, buscamos a incorporação de novas competências, assim como a gestão do tempo e de prioridades com olhar mais tático/estratégico.
Esses são os aspectos que merecem nossa atenção, quando falamos nessa jornada na qual nos tornamos líderes e permanecemos em constante aperfeiçoamento:
- Habilidades: As novas competências necessárias para as novas responsabilidades;
- Aplicação de Tempo: Novo quadro temporal que orienta o trabalho do líder, tendo em vista gestão do tempo;
- Valores Profissionais: O que passa a ser importante e que, dessa forma, torna-se o foco dos esforços. O que agrega valor às pessoas, ao trabalho, ao negócio e ao cliente.
Essa perspectiva, nos ajuda a nortear nossas ações e direciona para o desenvolvimento mais assertivo, pois traz clareza sobre o que é crítico e indispensável para uma gestão consciente e eficiente.
Fonte: Charan R, Drotter S, Noel J. Pipeline de Liderança: O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo. São Paulo: Elsevier, 2018.
.