Há muitos conceitos, ferramentas e modelos que fundamentam a liderança e a gestão de pessoas, mas em algumas oportunidades podemos identificar esses processos acontecendo de “forma instintiva”, certamente como resultado de uma experiência relevante e construída por meio de uma jornada consistente e cheia de desafios.
Ainda nesse cenário, é comum ouvirmos que a prática existe, o impacto positivo nas equipes também está lá, mas não é clara a aplicação do que está apoiando e levando ao progresso. A primeira recomendação para este momento é: perceba que há método, pode não ser identificado, mas existe.
Como recomendação é possível dizer que buscar referências para facilitar os insights é um ótimo caminho, podemos falar inclusive, em mentoria e sempre a boa leitura consolida todo esse aprendizado.
O conhecimento que você adquiriu ao longo de suas experiências é valoroso e quando é validado por métodos e conceitos se torna ainda mais precioso.
Os objetivos dessa reflexão são reconhecer a sua prática e os bons resultados, despertar para o autodesenvolvimento e deixar claro que além do “instinto”, tem método.