É comum nós, enfermeiros, nos sentirmos sobrecarregados.
Somos acionados constantemente e participamos de inúmeras situações que envolvem o cuidado. Costumamos dizer que somos chamados para tudo.
Essas demandas contínuas são verdadeiras, mas podemos ir além e considerarmos que, o que somos, é a conexão que torna o cuidado possível.
A enfermagem está com o paciente e sua família todo o tempo, temos o conhecimento absoluto do que está acontecendo e somos fundamentais para desencadear ações que poderão mudar um desfecho clínico.
A intenção aqui é dar uma outra perspectiva para essa sensação de sobrecarga. É claro que as outras equipes e as áreas de apoio também possuem suas responsabilidades e devem estar presentes para responder ao que lhes cabe, porém, em muitas situações, nós enfermeiros, seremos o “botão de alerta” para tudo o que virá na sequência.
Não temos que resolver tudo, não devemos e nem podemos, no entanto, dar os encaminhamentos necessários, articular o cuidado com os outros profissionais, sinalizar riscos, etc, certamente é nossa responsabilidade.
Enfermeiro! Somos articuladores do cuidado, somos um elemento indispensável que conecta todas as outras frentes que estão em contato com nosso paciente.
Existe a sobrecarga bastante relacionada às condições de trabalho e temos que nos mobilizar por isso, mas não devemos deixar esse lugar tão importante na gestão do cuidado.
Ser o elo de ligação nesse processo, não é algo simples, mas é nosso.
#realizemaisdh #enfermagem #mesdaenfermagem #transdiciplinaridade #responsabilização #gestãodocuidado #desenvolvimentodepessoas #rh #consultoria