Não há gestão de desempenho para o desenvolvimento das pessoas sem feedback. Todos concordam?
Então, vamos direto ao assunto com ações que poderá usar durante sua reunião de feedback para torná-la efetiva, produtiva e um momento que vale a pena vivenciar com outra pessoa.
- Escolha o melhor momento e lugar, demonstrando a importância que você dá para aquela oportunidade;
- Utilize a conversa anterior para contextualizar, se for o caso;
- Faça perguntas para entender qual é a percepção do outro sobre o tema;
- Privilegie os fatos e dados, ao invés de percepções sem fundamentos;
- Estimule a autoconfiança;
- Identifique se a pessoa entende que poderia fazer algo diferente;
- Faça acordos para que a conversa não fique “solta”;
- Estabeleça formas de medir a efetividade do feedback, com tarefas e prazos, os planos de desenvolvimento são as melhores ferramentas para este momento;
- Faça perguntas. Feedback é sobre facilitar o entendimento, para que novas habilidades se consolidem.
Vale ressaltar que avaliação de desempenho é um momento pontual, de formalização, mas a gestão de desempenho acontece em todas as oportunidades.
Vamos deixar essa visão de que feedback, só se faz uma vez por ano ou quando há algo errado. Os feedback para reconhecimento são fundamentais e bem vindos.
Faça do feedback o seu principal instrumento para liderar.
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