Assumir a liderança de um time é uma conquista, um grande desafio, mas também uma oportunidade ímpar para o nosso crescimento!
Conhecer sua equipe, entender os processos e estabelecer uma comunicação clara, são ações indispensáveis para o início dessa jornada. O líder que vem para somar não chega impondo mudanças, mas sim ouvindo, observando e criando conexões.
Outro passo fundamental é definir expectativas e alinhar objetivos com o time. Ser transparente sobre as metas, desafios e recursos fortalece a confiança e o engajamento da equipe.
Delegar com inteligência de acordo com o potencial e competências de cada colaborador faz toda a diferença para criar um ambiente produtivo e motivador, ou seja, ter sempre em mente a diversidade dos perfis que é inerente às equipes. Vale um destaque, o binômio delegação e feedback deve estar fortalecido e, obviamente, executado na prática.
Por fim, lembre-se: liderança não é sobre ter todas as respostas, mas sobre inspirar e “guiar” as pessoas na direção previamente definida. Certamente haverá mudanças em sua agenda, na qual as atividades operacionais darão lugar aos temas estratégicos e de desenvolvimento das pessoas, o que é inevitável, saudável e recomendável.
Trata-se de uma receita para o seu sucesso? Não, mas são passos básicos que deixamos de lado e que, a falta deles, pode comprometer a nossa chegada à posição de líder.
Seja acessível, facilite o desenvolvimento do seu time e aproveite as oportunidades para sua evolução. Líderes diferenciados não nascem prontos, eles se constroem diariamente!
#realizemaisdh #soulidereagora #enfermagem #autoconhecimento #lideranca #comportamento #desenvolvimentohumano #rh #consultoria #culturaorganizacional #desenvolvimentodepessoas