Evitar conflitos é, normalmente, uma tendência, mas há uma diferenciação importante a fazer.
Quando falamos em conflito nos remetemos à algo negativo e não, necessariamente, este é o cenário. O conflito é positivo e tem como objetivos principais o aprendizado, a diversidade de pontos de vista e as melhores decisões.
Há uma outra circunstância que configura o confronto, neste, não há a intenção de chegarmos ao melhor lugar possível, mas sim de sobrepujar os demais, sem considerar a relevância de uma troca consistente.
Tendo em vista essa diferenciação, vamos colocar o conflito como uma situação construtiva, que pode acontecer e que deve ser gerenciada.
Na equipe de enfermagem há uma dinâmica própria e o enfermeiro pode fortalecer a sua liderança quando faz a gestão dos conflitos, que acontecem por diferentes razões.
Vamos ver algumas dessas abordagens:
- Procure identificar “a raiz” do conflito. Precisamos lidar com a situação que já está ocorrendo, mas vale mapear as causas e agir sobre elas. Inclusive isso fará com que haja identificação precoce de outros conflitos;
- Considere os diferentes pontos de vista. Assim, você poderá chegar à conclusões mais úteis para o manejo do conflito;
- Agregue as pessoas em torno da questão. Mobilize a equipe para busca de alternativas, ouça as possibilidades e valorize as contribuições;
- Facilite o processo de comunicação entre os envolvidos. Crie momentos saudáveis para as discussões e faça a mediação sempre que perceber que isso trará benefícios para o melhor desfecho;
- Realinhe as expectativas. O que devemos esperar um do outro em relação ao trabalho em equipe?
- Destaque, sempre que possível, o porquê estamos ali, a imensa importância do nosso trabalho e a relevância da nossa atuação.
Muito mais poderia ser dito, mas estes são alguns pontos de partida. Cada situação é específica, as pessoas são diferentes e as instituições são cenários distintos.
O objetivo é que você, enfermeiro, possa avaliar esses aspectos e construir a sua forma de atuar, considerando novas perspectivas para maximizar o impacto positivo, o engajamento, o seu desenvolvimento e o do seu time.
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