Adicionar novas habilidades e conhecimentos ao nosso repertório nos faz profissionais atualizados e pessoas resilientes.
O cenário de um enorme volume e disponibilidade do conhecimento deve nos envolver de forma construtiva, ou seja, assumir que a aprendizagem se dá de forma seletiva, aplicada e em última análise, consciente. Considerar outras variáveis como gerações, saúde mental, contexto profissional, é importante sim, esses aspectos podem trazer jornadas de aprendizagem diferentes entre as pessoas, mas não determinará se o resultado será alcançado ou não.
Julia Sperling* é uma neurocientista que quebrou certos mitos e trouxe algumas verdades sobre aprendizagem, pautadas em seus estudos e pesquisas. Quando pensar ou falar: Eu não posso…Eu não consigo…Dê uma rápida olhada nesse artigo, respire e retome com base nessas afirmações:
1- Somos todos capazes de aprender por toda a nossa vida e todos temos capacidades de aprendizagem ilimitada;
2- Nosso nível de atenção afeta a qualidade com que aprendemos algo novo. Prestar atenção no momento presente e meditar podem melhorar significativamente nossa disposição para absorver novas informações;
3- A mentalidade é importante. Quando temos uma mentalidade progressiva, acreditamos que podemos aprender coisas novas;
4- A atenção focalizada tem alto impacto sobre a aprendizagem (o comportamento multitarefa deve ser desencorajado);
5- Aprendemos melhor quando é o que queremos. Também ajuda, quando sentimos que a aprendizagem é relevante para nós e estamos em um ambiente em que ela é apreciável;
6- O feedback positivo acelera a jornada de aprendizagem.
Além de fazer uma leitura rápida em todos estes itens, leia novamente, pense sobre cada um deles e leve para sua prática, ao menos, um. A resiliência citada no início do texto é indispensável aqui. A consistência e persistência são os diferenciais e quando pensarmos que estamos demorando muito para aprender algo ou que não será possível, lembre-se, por exemplo, do seu processo de alfabetização.
Ah! Sim. Eu era criança, cabeça fresca, não tinha problemas…
É verdade, com certeza, o contexto era outro, mas algumas premissas estão presentes nos dois momentos e agora você tem mais uma alavanca: A sua autonomia em escolher o que aprender, tendo em vista, o que faz sentido hoje.
* https://www.youtube.com/watch?v=vp60MMtJ_30
Expertise Competitiva – Kelly Palmer & David Blake