Há situações nas quais deixamos de confiar em nós mesmos. Por que nos falta a autoconfiança? Há diferentes motivos, mas primeiro vamos defini-la.
A autoconfiança é o resultado da soma de outros três aspectos*:
- Autoeficácia – Trata-se do modo que a pessoa julga as próprias capacidades;
- Autoestima – Refere-se à forma que a pessoa julga o próprio valor;
- Autoconceito – É a visão que a pessoa forma de si, com base nas suas experiências e no feedback dos outros.
Vamos equacionar, para incorporarmos essa ideia:
autoeficácia + autoestima + autoconceito = autoconfiança
Após conhecer suas camadas, podemos avaliar em qual delas devemos colocar nossa atenção, para que possamos fortalecer a autoconfiança. Vale ressaltar que ser autoconfiante nos faz superar obstáculos, nos faz realizar e esse cenário nos traz bem-estar pessoal e profissional, por isso precisamos desenvolvê-la.
O que você tem a dizer sobre suas habilidades? Elas estão condizentes com o que está fazendo ou percebe que é preciso aprofundar-se em algo? Você tem desenvolvido suas atividades de forma mais superficial ou têm buscado o aperfeiçoamento? Essas perguntas nos levam a analisar sobre a autoeficácia.
Qual é a diferença que você faz no lugar onde está? Qual é o diferencial nas suas entregas? Nós podemos ser substituídos (e somos) nas tarefas que fazemos, mas o COMO fazemos é pessoal e intransferível. Então, qual é o seu valor no contexto em que está? Neste ponto, estamos focando os aspectos da autoestima.
Nós somos o resultado de tudo o que vivemos e aprendemos. Qual é o seu repertório? Como a sua trajetória pessoal e profissional contribui para o seu melhor desempenho? Essa reflexão deve nos remeter ao autoconceito, ou seja, o que pensa sobre si? Você está na sua melhor forma? Trata-se de uma autoavaliação e se identificar que está na sua melhor forma, os feedbacks serão consequência do seu trabalho e contribuirão, de forma positiva, para o seu autoconceito.
Ser autoconfiante muda os nossos filtros, nos faz assumir riscos, perseverar, tomar decisões, assumir novas responsabilidades, manter uma atitude proativa e esse padrão de comportamento, nos movimenta, nos faz “sair do lugar”.
Podemos sentir falta do reconhecimento, mas saiba que ele pode ser a resultante da sua autoconfiança.
Considere essas ideias, pois aqui desdobramos a autoconfiança e isso nos dá oportunidade de avaliar em qual (ou quais) partes precisamos colocar a nossa atenção para que objetivos, metas e projetos comecem a se materializar.
*Psicologia Positiva – Sociedade Brasileira de Coaching.
#realizemaisdh #autoconfianca #autoeficacia #autoconceito #autoestima #desenvolvimentohumano #psicologiapositiva #sbc #rh #consultoria #culturaorganizacional #desenvolvimentodepessoas