Depende de cada Situação

Não existe somente uma maneira para liderar.

Há ajustes conforme o contexto e o nível de maturidade de cada um, ou seja, a ação se dá pautada no processo de avaliação do cenário e das pessoas que nele estão.

A teoria/conceito de liderança situacional é resultado dos estudos de Paul Hersey e Ken Blanchard produzidos na década de 60/70. Não é algo novo, mas que vem se aprimorando até hoje.

Liderar tendo em vista essa flexibilidade garante, em grande parte, o sucesso da equipe e de sua liderança. Quais são as possibilidades de atuação do líder, tendo em vista esse conceito:

Direcionamento – Nível de maturidade 1

Membro da equipe não tem habilidades e conhecimento necessários para executar o trabalho de forma autônoma.
O líder deve estar atento ao aspecto de engajamento, já lhe dando insumos para entender o impacto das suas ações.

Orientação – Nível de maturidade 2

Possui parte das habilidades necessárias para o trabalho. O papel do líder é de orientador, cuidando do engajamento e mantendo o equilíbrio entre competências e desafios.

Apoio – Nível de maturidade 3

O apoio do líder é fundamental para que o colaborador adquira confiança, busque crescimento e desenvolvimento de suas habilidades de forma contínua. Assim o líder já limita suas instruções, para que caminhe em direção à autonomia.

Delegação – Nível de maturidade 4

Há delegação, pois há também autonomia e engajamento suficientes para novos níveis de complexidade.
Toma decisões e pode fazer mudanças.

Atentar para o singularidade e atuar conforme o resultado desses mapeamentos traz motivação, engajamento, fortalece as relações de confiança e torna o clima favorável para a aprendizagem.

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