Liderança!
Não estamos falando de uma habilidade ou competência isolada, mas sim de um conjunto de variáveis que compõe a capacidade de liderar.
Certamente competências e habilidades estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento da liderança e, por isso, são altamente necessárias, mas muito mais pavimenta esse caminho.
Podemos considerar o autoconhecimento como o aspecto mais importante nessa jornada.
Identifico onde devo colocar meu foco para desenvolver-me, ou seja, tenho o mapeamento das minhas demandas e posso priorizar as ações, de acordo com o contexto. Essa racionalidade põe em prática o autodesenvolvimento, que acontecerá de forma estratégica e muito distante de algo aleatório ou previamente padronizado.
Quem são as pessoas que tornaram-se referências positivas para você?
Os líderes que viu (ou vê) em ação e que provocaram uma reflexão sobre seu próprio desenvolvimento neste papel?
O líder que você é, ou será, é também resultado da incorporação de características que, ao seu ver, devem fazer parte do perfil do “líder ideal”.
As crenças e valores!
No que eu acredito?
O que direciona minhas ações?
O que é ser líder para mim?
Quais são as responsabilidades comigo e com os outros?
O que é indispensável para ser líder?
Essas são algumas perguntas que interferem na sua trajetória de desenvolvimento. Vale dizer que há crenças que podem lhe limitar ou lhe fortalecer, por isso é fundamental que tenha essa clareza para que você não se torne o seu principal obstáculo.
História de vida, experiências prévias, etc, etc, etc. Há muitos outros fatores que definem “o liderar” que é visível para nós. Essa complexidade não deve nos inibir ou preocupar, mas há muitas camadas que contribuem positivamente (ou não) para o repertório que apresentamos dia após dia.