Fazer gestão do tempo requer o apoio de ferramentas e métodos. Trazer mais elementos que consolidem essa prática torna o tema cada vez menos subjetivo.
Priorizar é indispensável.
Em algumas situações pode haver dúvidas sobre o que de fato é urgente, então avaliar a real dimensão da situação nos ajuda a construir nossa lista de prioridades, especialmente em momentos nos quais os problemas nos chegam de forma inesperada.
Entenda a real dimensão da situação e aí tome sua decisão:
- Tamanho: qual o tamanho da situação (relevância/impacto)?
- Localização: onde ela ocorre?
- Frequência: quando ela ocorre?
- Duração: há quanto tempo ocorre?
Essas respostas certamente lhe trarão dados e fatos que mostrarão se deve imediatamente fazer algo ou se será possível colocá-la em suas pendências.
Além da gestão do tempo propriamente dita, essa análise poderá lhe render mais tranquilidade e menos ansiedade na gestão de suas responsabilidades.
Neste momento, especialmente, pense também na possibilidade de usar o método para os seus planejamentos. O que tem mais importância, considerando os projetos maiores?
Priorizar é mais do que indispensável, é estratégico, pois assim podemos realizar mais e investir nossa energia nos locais e nas ações mais acertadas.
Fonte da Imagem: A pirâmide do fazer acontecer – Ricardo Jucá