É perceptível que a gestão do tempo é um tema recorrente e muitas técnicas e métodos nos são sugeridos, porém esses meios podem ir além de gerir o tempo chegando a gerenciar o nosso estresse. Como?
Lidando com os agentes estressores.
Cada um de nós têm o seu próprio contexto e sabe quais são os “gatilhos”, mas de uma forma geral, podemos experimentar práticas simples e efetivas que nos facilitam o manejo de situações e rotinas que estão gerando algum nível de desconforto. Não dá para saber o que funciona se não colocarmos à prova os nossos padrões e assim nos permitir criar novos caminhos e conexões. Vamos lá, experimente:
- Antes de começar, mentalize suas prioridades do dia;
- Divida seu dia em “porções”: Ex.: Até as 10:00 horas, tenho que resolver isso… Isso o levará ao controle da execução do seu planejamento, minimizando uma “sensação de ansiedade”;
- Encontre a sua fórmula para produtividade. Melhor horário, ambiente e nível de complexidade das entregas;
- Busque pessoas que considera uma referência para você. Reencontre aqueles que lhe agregam valor e que podem somar algo útil e relevante ao seu momento;
- Seja otimista. Já falamos sobre isso por aqui e só para lembrar, otimismo não é achar que tudo vai dar certo e sim ser capaz de lidar com as adversidades, buscando alternativas com pensamentos e comportamentos produtivos.
Nem sempre o nosso dia “se desenrola” como o planejado, mas a diferença está no tratamento que damos aos obstáculos e ao inesperado.
Não deixe de voltar para o seu eixo, retomando o equilíbrio e o comando sobre seu tempo, seus planos e sua vida.
.