Sabe aquelas frases do senso comum?
“Conte até 10”, “Vai tomar um café” ou ainda “Vamos lá fora para conversarmos melhor” e tantas outras? Elas podem se tornar o melhor conselho do mundo em um determinado momento.
O descontrole emocional ou a falta de inteligência emocional, entre outras coisas, é um fenômeno no qual o nosso cérebro emocional, “assume a situação” para responder ao estímulo recebido. Esse “sequestro” ocorre num instante antes do nosso cérebro pensante (lobo frontal) processar e avaliar a reação mais pertinente. Por isso, este “Conte até 10”, pode ser o tempo necessário para a retomada do autocontrole.
Essa estratégia simples, mas que tem fundamento científico, pode nos poupar de exposições desnecessárias ou mesmo de confrontos improdutivos. Digamos que pode ser considerada como um mecanismo que nos preserva e que nos direciona para “escolhermos nossas batalhas”. Isso tem a ver com agir com racionalidade, estabelecer relações de confiança, contribuir com entorno, entre tantas outras vantagens que essa habilidade nos traz.
Há todo um aprofundamento sobre os mecanismos que acontecem no nosso cérebro nessas condições, mas de forma bastante direta, o objetivo é estimular a busca por esse entendimento, o que poderá tornar mais efetiva a gestão das nossas emoções.
Fonte: Goleman, Daniel. Inteligência emocional . Objetiva. Edição do Kindle.