A pergunta é simples, mas a resposta nem tanto: O que você quer?
Definir o que queremos e onde precisamos chegar parece simples, mas tangibilizar o que está em nossa cabeça, tem a sua complexidade.
Transformar as ideias em passos concretos é indispensável para que possamos estruturar nosso planejamento.
Após responder a pergunta, sobre o que quer, você terá que descrever um objetivo que, talvez, seja genérico demais e não lhe dê insumos para seguir para uma direção ou outra. Então, mesmo que não seja tão específico, mas esteja bem descrito, podemos fazer um processo de decomposição deste objetivo maior.
Vamos desdobrá-lo em metas. Isso pode não ser novo para você, mas e sobre a construção destas metas? Costuma usar algum método?
Em 1981 George Doran publicou um artigo chamado “Há uma forma inteligente de escrever metas e objetivos de gestão”. No seu conteúdo havia a reflexão sobre a dificuldade em definir metas com a assertividade necessária. Após seus estudos e pesquisas, Doran descreveu cinco critérios para trazer respostas para essa subjetividade. FIA – Fundação Instituto de Administração.
Assim, passamos a conhecer o acrônimo SMART que nos dá condições de construir nossas metas para que nossos objetivos sejam realizáveis.
Segundo Doran, nossas metas devem ser:
- S (specific) – específicas – Descreva sua meta de forma clara/objetiva;
- M (measurable) – mensuráveis – Meça o seu progresso. Defina indicadores;
- A (achievable) -atingíveis- Assuma metas possíveis, “realizáveis”;
- R (relevant) – relevantes – Trace metas que motivem e que sejam importantes e prioritárias;
- T (time-based) – temporais – Defina prazos.
Faça um exercício com exemplos simples e depois vá para os objetivos reais. A descrição destes atributos podem ser revistos, isso porque são aperfeiçoados com mais dados, com maior clareza de sua parte ou com uma revisão de prioridades, enfim o cenário pode mudar.
Apesar de ter sua origem no cenário profissional, o uso em diferentes áreas de nossa vida é igualmente útil e possível.
“Metas permitem que você controle a direção da mudança em seu favor”
Brian Tracy – Escritor e Palestrante