O tempo passa e o tema engajamento está sempre em discussão. Sabemos que está além da motivação, digamos que pode ser uma “motivação com propósito”.
Engajar-se e ter o engajamento da equipe são resultados de um processo de amadurecimento, pois vão além do cumprimento de agendas, tarefas e prazos, é de fato enxergar o impacto que o seu trabalho causa na entrega e com isso renovar suas conexões.
Não há mágica para o engajamento, mas após um estudo que durou mais de 20 anos em cerca 70 países feito por Tracy Maylett CEO da Consultoria DecisionWise, foi possível conhecer “As 5 chaves para o Engajamento de Pessoas, Líderes e Organizações”. O livro que leva este nome traz o acrônimo MAGIC com os elementos que são “as chaves” para o engajamento das pessoas. Vamos à elas:
M (Meaning ) O trabalho tem um propósito além da realização de tarefas
A (Autonomy) O poder de moldar a forma de fazer o próprio trabalho e o ambiente para que tenha o melhor desempenho
G (Growth) Ser estimulado e desafiado para que haja progresso nos resultados
I (Impact) Ver resultados positivos e valiosos do trabalho que faz
C (Connection) Ter o senso de pertencimento ao time e à empresa
São direcionadores importantes para gestão das equipes, pois abre um caminho para que as pessoas encontrem meios para o engajamento genuíno e para que o líder tenha um papel de facilitador nesse processo.
Faça uma reflexão de como têm sido sua prática em relação aos aspectos que levam ao engajamento, use o MAGIC, mapeie onde estão suas oportunidades para que dê os próximos passos na busca da maior qualidade na gestão do seu time.