Aprender fazendo, com a possibilidade de refletir e testar o novo conhecimento é uma das melhores condições que podemos ter para o nosso desenvolvimento.
O Modelo de Aprendizagem Vivencial, proposto por Kolb, articula conceitos como experiência, percepção, cognição e comportamento.
O Ciclo de Kolb nos traz os diferentes momentos que ocorrem durante o processo de aprendizagem vivencial:
- A Experiência Concreta – É a ação desenvolvida em determinada situação e a percepção dos impactos causados por essa ação;
- Observação e Reflexões – A pessoa compreende os efeitos de suas ações naquele cenário;
- Formação de Conceitos Abstratos e Generalizações – A pessoa compreende o princípio geral que fundamenta aquela situação específica, mesmo que ainda não saiba expressar em palavras. As generalizações servem para que o novo aprendizado possa ser aplicado em outras situações e não somente naquela circunstância específica, isso porque amplia-se o entendimento do princípio geral que vai além da situação inicial;
- Teste das generalizações em novas situações – É o passo onde as generalizações vão para prática para que sejam testadas efetivamente em situações compatíveis àquela vivenciada no momento anterior.
O ciclo de Kolb é uma estratégia usada na aprendizagem de adultos. Quando um novo conceito deve ser aprendido, esses passos, descritos acima, devem ser considerados. Isso porque é necessário ir além da execução de uma ação, deve haver entendimento, compreensão, aprofundamento teórico e transferência desse conhecimento para o “mundo real”.
Estamos falando de um ciclo, então o conhecimento é constantemente revisto para que novos aprendizados aconteçam de maneira consistente.
Vasconcelos IFG, Mascarenhas AO. Organizações em Aprendizagem. Thomson.