A falta de autonomia é uma referência constante na fala dos enfermeiros.
Ter autonomia é necessário e torna saudável a nossa relação com o trabalho, além de ser um aspecto muito importante no processo de engajamento.
O que é autonomia no âmbito profissional? Podemos dizer que é fazer o nosso trabalho, tomando decisões de forma independente e assumindo as responsabilidades.
Nós, enfermeiros, queremos e precisamos de autonomia para trabalhar, mas como podemos obtê-la? O que faz as pessoas atuarem com essa independência?
Há condições necessárias para que isso aconteça e, essas condições, abrangem aspectos do nosso desenvolvimento.
Por que não tenho autonomia no meu trabalho? Pode ser uma questão de cultura organizacional, da liderança, enfim, mas também pode ser a ausência de um conjunto de competências que são determinantes para que tenhamos o cenário desejado.
Vamos pensar juntos, sobre alguns pontos:
- Como está a nossa busca por atualização?
- Para termos a autonomia que desejamos, quais as competências são necessárias?
- Quais são as competências que precisamos desenvolver, tendo em vista aquelas que mapeamos como necessárias?
- Quais são os nossos comportamentos que demonstram a vontade de termos autonomia?
- Qual é a nossa resolutividade, quando temos a oportunidade de lidar com situações complexas?
- …
A essência desta reflexão está em nos fazer mudar o foco da nossa análise.
Quando estamos inseridos em uma estrutura, nos submetemos aos aspectos culturais, entre outras coisas e, por isso, há circunstâncias que não estão sob nosso controle. Não é possível influenciar naquele momento, mas há elementos que podemos gerenciar na busca pela autonomia.
Temos a tendência de desistir dela e deixar o cenário como está e isso é um combustível para a desmotivação. A autonomia é resultado de um processo e não de um evento, então é o dia a dia. As mudanças que podemos fazer em nosso seu entorno, na relação com a equipe, na gestão dos recursos, é o que trará insumos para o desenvolvimento da nossa autonomia.
Essa construção que, muitas vezes, é solitária pode impactar o todo, fazendo com que haja transformações que pareciam inviáveis. Esse movimento tende a nos levar a uma realidade na qual a autonomia é indispensável e, por consequência, haverá mais pessoas engajadas e certas dos seus propósitos.
Assim, teremos as condições para entrarmos em um ciclo virtuoso de transformações e desenvolvimento.
#realizemaisdh #autonomia #enfermagem #autoconhecimento #enfermagem #desenvolvimentodepessoas #rh #consultoria